Lebre e Coelho: possuem diferença?

Por mais que possam ter semelhanças, existe diferença entre coelho e lebre. Ambos pertencem à mesma família conhecida como leporídeos e até essa família possui 50 subespécies e 11 e gêneros disponíveis. Confesse que você já teve curiosidade em saber se existia diferença ou não e por isso preparamos esse conteúdo.

O coelho pertence à família dos leporídeos, já existe uma espécie que fica dentro do gênero lepus que é considerada os tipos diferentes de lebres. Será que há outras diferenças? Vamos saber!

Habitat

Outra diferença entre coelho e lebre é o habitat que vivem, os coelhos gostam de viver em tocas que cavam, arbustos e florestas. Já as lebres gostam de viver em pastagens, campos abertos e ninhos de grama achatada

Estrutura morfológica

A morfologia é uma diferença entre coelho e lebre, sendo que as lebres possuem 48 cromossomos um número muito maior do que os coelhos. Normalmente uma lebre possui cerca de 68 cm de comprimento e possuem uma pelagem mais escura. Já o coelho possui 44 cromossomos e gira em torno de 44 cm de comprimento, possuindo uma pelagem um pouco mais clara mesclando cinza, marrom e preto.

Comportamento de coelho e da lebre

Os coelhos são extremamente sociáveis, tanto vespertinos quanto noturnos e acostumados com tocas grandes e bem elaboradas que abrigam cerca de 6 até 10 coelhos. As lebres também são vespertinas quanto noturnas, mas a principal diferença entre coelho e lebre é que as lebres são mais solitárias

Reprodução

diferença entre coelho e lebre muito marcante é a reprodução desses animais. Enquanto os bebês lebres nascem desenvolvidos e prontos para realizar em todas as suas atividades e funções próprias, os bebês coelhos nascem totalmente dependentes da mãe sendo cegos, carecas e surdos.

Outro detalhe interessante, que inclusive você já deve ter ouvido alguma frase ou expressão que fale que sobre se reproduzir que nem coelho, é referente a maturidade sexual de ambos.

Os coelhos se reproduzem no ano inteiro, a gestação é mais curta dura uma média de 30 dias e a ninhada pode vir de cinco a seis coelhinhos. Já as lebres somente se reproduzem no inverno e no verão, a gestação dura aproximadamente 60 dias e podem ser gerados de 1 a 8 pequenas e lindas lebres.

Gostou do nosso artigo? Agora você realmente sabe a diferença entre coelho e lebre. Aproveite e comente aqui embaixo e se você já sabia de alguma informação acima. E não esqueça de compartilhar com seus amigos esse conteúdo.

Leia Também : Quero um Porquinho da índia.

Veja essa história emocionante.