Meu gato não usa a caixa de areia?

Gatos são fofos, lindos, independentes e claro muito higiênicos. Mas isso são as histórias de gatos que nos contam, mas nem sempre essa é a realidade. Quem nunca passou pelo problema de ter um gato que não usa a caixa de areia?

Todos sabemos que os animais de estimação fazem suas necessidades e os gatos não seriam diferentes, principalmente porque o odor do seu xixi e cocô são muito fortes e as areias drenam os líquidos evitando que o odor impregne o ambiente viabilizando o convívio do pet em casa.

E são tantas as matérias na internet explicando o uso da caixinha que você deve estar se perguntando agora, por que meu gato que não usa a caixa de areia? Criamos esse artigo para explicar o porquê e como solucionar esse problema.

Ele sabe usar a caixinha?

É normal que alguns gatos não saibam utilizar a caixa de areia, apesar de ser uma atitude natural, sem o aprendizado o animal não saberá o que fazer na caixa.

E por isso cabe ao tutor dar um empurrãozinho e ensiná-lo a utilizar e assim fazer as suas necessidades, se perceber que o seu gato que não usa a caixa de areia coloque-o dentro da caixinha e faça movimentos com as patinhas dele que aos poucos ele vai entender qual é a real finalidade dela, vai acabar gostando dessa areia e começará a utiliza-la do jeito correto pelo próprio instinto.

Problemas de comportamento

Quando um gato que não usa a caixa de areia o problema pode ser o comportamento dele também, podem ser problemas de adaptação, desafios de convivência ou até mesmo marcação de território.

Todos sabemos que os animais usam a urina como uma espécie de marcação de território e por isso possui um odor muito forte. Então é comum que ele utilize a caixa de areia e mesmo assim faça xixi em outros cômodos da casa, para marcar território ou que ele não use a caixa e sim outros cômodos para continuar marcando território

Meu gato não usa a caixa de areia, como fazer ele começar a usá-la?

Agora que já explicamos alguns pontos que podem inibir o uso da caixa de areia, vamos te explicar como fazê-lo começar a usá-la.

Mantenha ela sempre limpa, você não gosta de ir ao banheiro sujo ou de usar um espaço sujo, certo? A mesma coisa são os gatos,  são animais extremamente higiênicos e por isso não vão utilizar uma caixa de areia suja e descuidada.

Quantidade de caixas

Se você tem mais de um gato em casa é importante que tenha mais de uma caixa de areia, um dos problemas do seu gato que não usar a caixa de areia é justamente porque tem mais animais usando-a. Como a urina marca território, um gato sente o cheiro do outro e acaba procurando outro lugar para fazer as suas necessidades, recomendamos que tenha pelo menos três caixas de areia caso você tenha dois gatos em casa

Gostou do nosso artigo? Se o seu gato que não usa a caixa de areia pode ter certeza que alguma das nossas dicas vai te ajudar. Aproveita e deixa o seu comentário aqui embaixo e não esqueça de compartilhar com seus amigos esse conteúdo.