Porquinho da índia: quanto tempo ele vive?

Porquinho da índia: quanto tempo ele vive?

Tem curiosidade em Ter um Porquinho da Índia? Leia esse artigo até o final.

É importante sabermos quanto tempo de vida o nosso animal de estimação possui para que a gente possa saber como ajudar ao máximo nosso amigo. Isso não seria diferente com o porquinho-da-índia.

Esses lindos roedores vivem entre 4 a 8 anos aproximadamente dependendo de sua espécie e do seu habitat natural, é um animal de estimação bem simples e que não requer cuidados extremos, mas é claro que quanto mais bem cuidado maior a sua qualidade de vida e longevidade.

Doenças do porquinho-da-índia

Assim como acontece com o nós humanos quando chegamos na velhice que começam a surgir alguns tipos de doença, isso não seria diferente com porquinho-da-índia, que nessa parte da vida acaba sofrendo com cataratas, artrite e outras doenças causadas pela ausência de vitamina C. Então se você quer ajudar o seu porquinho, inclua na alimentação dele vitamina C. Inclusive vamos falar sobre isso no próximo tópico!

Alimentação do seu porquinho-da-índia

Sim, a alimentação é algo que interfere e muito na longevidade do seu porquinho-da-índia. E por isso é um fator de extrema atenção para o tutor, por ser um animal herbívoro se alimenta de vegetais e plantas.

O ideal seria alimentá-lo com verduras e legumes crus ou cozidos, fique atento sobre alguns itens que devem ser proibidos na dieta do seu porquinho-da-índia, tais como:

  • Couve-flor;
  • Feijão;
  • Batata;
  • E Cenoura.

Caso você queira optar e alimentá-lo com ração, é importante que consulte seu veterinário e busque incluir uma alimentação rica em vitaminas e, já que ele não é capaz de produzir vitamina C e sua deficiência pode causar doenças a longo prazo.

Atividade física para o seu porquinho-da-índia

Não deixe de fazer atividades com seu porquinho-da-índia, é importante que ele gaste energia e por isso é recomendado brinquedos de materiais macios para que ele possa pegar e carregar.

Claro que não podemos deixar de falar sobre túneis ou brinquedos onde ele se esconde ou ele pode acabar brincando e gastar energia. Mas atenção aos brinquedos de roda e de bolinhas, porque podem causar problemas na coluna do animal.

Gostou do nosso artigo? Viu como é fácil cuidar de um porquinho-da-índia? Aproveite comenta aqui embaixo se você possui esse pet ou se conhece alguém que tenha. E não esquece de compartilhar com seus amigos esse conteúdo.